Colunas

O Eclipse Solar poderá ser visto no Amapá!

“Inédito, lindo e visível para o povo tucuju”

Por Eder Brasil

Muitas gerações tiveram a oportunidade de vivenciar o fenômeno de um eclipse solar e agora é chegada a vez da nossa se encantar com esse momento inédito.

O eclipse solar de 14 de outubro está previsto para começar por volta das 15h43, atingindo seu pico às 16h51 e finalizando às 17h50. A duração total do fenômeno, de acordo com o Observatório Nacional, será de 2h e 7min.

“Observatório Nacional coordena grande ação integrada internacional para observar e transmitir o Eclipse Anular do Sol de 14 de outubro
O Observatório Nacional, em uma ação integrada internacional, em parceria com o Time and Date e NASA, transmite ao vivo para o Brasil e o mundo o Eclipse Anular do Sol desde o seu início na costa leste do EUA às 11h30 da manhã até o seu final no leste brasileiro às 17h30, transformando um evento de 4 minutos em um evento de 6 horas.” (TechTudo)

Aqui no Amapá veremos cerca de 70% do eclipse, o que já é suficiente para testemunhar algo fenomenal.

“No dia 14 de outubro de 2023, o Brasil e as Américas serão brindados com um espetáculo celestial de tirar o fôlego: o Eclipse Anular do Sol. Este fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Assim, a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol criando um “anel de fogo” no céu. O Brasil será um dos privilegiados a testemunhar esse evento, com destaque para as regiões Norte e Nordeste.

O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), que completa 196 anos de história em 2023, está coordenando uma ação integrada nacional e internacional para observar e transmitir o Eclipse Anular do Sol. Nessa ação, os parceiros internacionais cederão as imagens do eclipse quando estiver ocorrendo na parte oeste dos EUA, parte da América Central e Colômbia. Quando a sombra da Lua atingir o Brasil será a vez dos astrônomos brasileiros cederem suas imagens para os parceiros internacionais Time and Date e NASA que tradicionalmente fazem a transmissão para o mundo.” (gov.br.com)

Esta ação é da maior importância para a Astronomia brasileira, que pela primeira vez está participando dessa integração. Para isso, os astrônomos brasileiros estarão distribuídos em diversos locais da faixa de anularidade captando imagens do eclipse quando estiver acontecendo naquele local.

“Para saber se o eclipse será visível na sua região, acesse: https://www.timeanddate.com/eclipse/solar/2023-october-14. No site, é possível ver no mapa a trajetória do eclipse incluindo a faixa de anularidade e a região da parcialidade, ou seja, os locais onde o eclipse será apenas parcial.”(gov.br.com)

Vale a pena ficar atento a maneira correta de observar, protegendo sua retina, não olhar a olho nú jamais! Com cuidado e pontualmente aproveite essa experiência única na vida!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo