- Abóbora de 1,2 tonelada
Um dos recordes mais recentes é o da abóbora mais pesada do mundo. Em setembro de 2021, o italiano Stefano Cutrupi, da comuna toscana de Radda, ganhou o título durante a décima edição do “Campeonato della Zuccone”.
Para se ter noção do tamanho do vegetal, um Fiat Uno Mile pesa 810 kg. Já a abóbora de Stefano pesa 1.217,5 kg, ganhando primeiro lugar no campeonato italiano e também no Campeonato Europeu de Abóboras Gigantes, em Ludwigsburgo na Alemanha.
- Cenoura de 10 kg
O americano Christopher Qualley, da cidade de Otsego, Minnesota, entrou para o Livro dos Recordes em setembro de 2017 por colher uma cenoura que pesava 10,17 kg.
Em entrevista para o Guinness, Chris afirmou que cultivar vegetais no quintal de sua casa virou um passatempo e plantar a maior cenoura do mundo era a sua meta. A única pessoa que experimentou um pedaço da cenoura foi a sogra de Chris. O restante do vegetal foi replantado com esperança de gerar sementes e cenouras ainda maiores.
- Cebola de 8,5 kg
A cebola de 8,5 kg foi cultivada na cidade de Harrogate, Inglaterra, por Tony Glover. O legume passou a ser reconhecido como detentor do recorde de maior do mundo em 2014 no festival de outono da cidade.
Tony planta cebola há anos e conseguiu atingir o feito com muito sol, algo raro no país, e utilizando composto nitrogenado.
- Abacate havaiano
O abacate mais pesado do mundo foi colhido por uma família da ilha de Maui, no Havaí. Mark, Juliane e o pequeno Lohini Pokini são uma das famílias que produzem deliciosos abacates nas ilhas americanas.
No fim de 2018, eles notaram que uma árvore em particular estava produzindo abacates da espécie avocado com tamanhos fora do comum. Eles decidiram chamar os verificadores do livro Guinness, e acabaram ganhando o recorde de fruta mais pesada, com 2,55 kg. Um fato curioso: o abacate da família Pokini poderia produzir um guacamole, prato típico da culinária mexicana, para alimentar 20 pessoas.
- A maior batata doce (11,2 kg)
O fazendeiro libanês Khalil Semhat, da cidade de Tyre, não acreditou quando ele descobriu uma batata doce pesando 11,3 kg, estabelecendo um recorde para a maior batata do mundo.