Extremo Norte

A inimaginável Terra de São Tiago!

Texto: Marly Tavares

Foto: Marly Tavares e Abel Neto

Acesse o link: https://www.facebook.com/extremonorteamazonia

A cidade que foi transportada da África para o Brasil no século XVIII, período de colonização da Amazônia, hoje é berço da cultura bissecular que renasce com cada filho deste lugar.

Há 246 anos, a fantástica Festa de São Tiago, (r)existe reproduzindo, geração, após geração, a batalha entre mouros e cristãos ocorrida na cidade de Mazagão, em Marrocos, na África. A história parece ficção, mas é pura realidade, prestes a completar 2 séculos e meio.

O povo mazaganista viveu essa odisseia no período em que Portugal expandia seus domínios territoriais, chegando à Amazônia 163 famílias em 1771, instalando-se onde é hoje a Vila de Mazagão Velho, situada às margens do lendário rio Mutuacá, no município de Mazagão, estado do Amapá/BR.

Num lugar distante de sua Pátria Mãe, esse povo aceitou a mudança de continente, trabalhou arduamente na agricultura, enfrentou epidemias que, quase dizimou a todos, mas não abriu mão de sua fé, seus costumes, suas tradições e cultura que se reproduz, se renova, se perpetua e atravessa gerações num ato de fé e amor que está na essência de cada morador deste lugar.

A herança é forte, contagia a todos que se aventuram conhecer de perto “A Festa de São Tiago” que acontece todo mês de julho em Mazagão Velho atraindo visitantes e turistas do Brasil e do mundo.

  • Como chegar

A viagem até Mazagão Velho, saindo de Macapá, capital do Amapá/BR, é rápida e prazerosa, são 63 quilômetros por estrada pavimentada e bem sinalizada, cortada por rios históricos, que enchem os olhos de quem gosta de apreciar a natureza esplêndida.

Rio Matapi, com uma ponte que se faz cartão postal, rio Vila Nova, com águas serenas e vegetação ciliar verdejante, rio Anauerapucu, ladeado por trapiches e malocas a beira rio, rio Beija-Flor, portal de entrada do município de Mazagão.

Seguindo mais 30 quilômetros, a estrada serpenteia lado a lado a uma paisagem natural deslumbrante até Mazagão Velho, a cidade é pura festa, em todo lugar a cultura pulsa, no olhar, na fala do povo que recebe a todos para o maior espetáculo a céu aberto que se tem notícia, a (re)produção/encenação da Festa de São Tiago na qual o povo é protagonista.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo