Cultura

Dia Estadual do Marabaixo terá rufar de tambores com apresentação de grupos tradicionais

Ao som do batuque das caixas, do ecoar das canções, e do balanço das saias floridas, o Dia Estadual do Marabaixo, celebrado nesta sexta-feira, 16, será comemorado com rodas de apresentações de vários grupos tradicionais, na orla de Macapá, a partir das 18h, em frente à Casa do Artesão.

O evento recebeu incentivos do Governo do Amapá, através da Fundação Estadual de Promoção da Igualdade Racial – Fundação Marabaixo, como parte da política de fortalecimento da cultura negra e histórica do estado.

Os grupos marabaixeiros, Berço do Marabaixo, Associação Zeca e Bibi Costa (Azebic), Raízes da Favela, Mestre Pavão, Raízes do Marabatuque e Marabaixo da Juventude, que fazem parte do Ciclo do Marabaixo, são alguns que estarão presentes no evento.

  • Ciclo do Marabaixo

O Ciclo do Marabaixo 2023, tradicional festejo centenário do povo amapaense que este ano iniciou no dia 28 de abril e encerrou no dia 11 de junho, com o tema: “Fé, Tradição e Resistência”, contou com apoio e investimento do Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação Marabaixo, fortalecendo com inovações a representatividade da celebração no estado.

  • Patrimônio cultural

O marabaixo é a mais autêntica manifestação cultural amapaense e, em novembro de 2018, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo