Síndrome Gripal: Reunião do Coesp alinha ações de controle de casos no Amapá

Integrantes do Centro de Operações de Emergência de Saúde Pública (Coesp) realizaram, nesta terça-feira, 23, a terceira reunião de alinhamento das ações de controle do surto de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Amapá.
Foram tratadas as medidas adotadas desde o dia 13 de maio, quando foi decretado o estado de emergência em saúde pública. Também foram discutidas as ações que serão feitas nos próximos dias, com reforço do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Tratamos das medidas que vêm sendo tomadas ao longo desses 10 dias, e o que poderemos ainda fazer. Hoje tivemos também participação da Unicef, para que amanhã possamos nos reunir e identificar de que forma eles podem nos ajudar. Precisamos agradecer à Marinha que fez o transporte dos equipamentos de oxigênio que serão instalados no Hospital Universitário para abertura de leitos, e, assim, nós daremos continuidade”, disse a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.
O Amapá vive um surto de síndromes respiratórias, com o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) sendo o principal causador dos agravos em crianças abaixo de 6 anos.
Desde o decreto de emergência em saúde pública, o Governo do Estado já disponibilizou 249 leitos, entre clínicos e de UTI, para internação de crianças. As unidades continuam superlotadas com o avanço do surto.
O Ministério da Saúde e a Força Nacional do SUS prestam apoio ao Estado com material laboratorial, equipes de profissionais e pesquisadores.