Extremo Norte

Samaúma: Rainha da Floresta

Árvore da vida... Mãe das árvores... Rainha da Amazônia... Escada do Céu!

Por Marly Tavares

Fotos: “Filho do Rio”, Max Penha e Wirley Almeida

Acesse o link: https://www.facebook.com/extremonorteamazonia

Quem se aventura em conhecer as florestas da Amazônia brasileira e de outros países, logo se encanta ao avistar a samaumeira. Uma árvore que se destaca por seu porte imponente que chega a atingir 70 a 90 metros de altura, com tronco que atinge aproximadamente, 3 a 5 metros de diâmetro, uma das maiores árvores do planeta.

Como guardiã, se destaca por sua rara beleza, o vento solta suave, como brumas, as fibras de suas sementes que enfeitam seu redor. Uma árvore que inspira, encanta e demonstra todo o poder da natureza.

A Ceiba pentandra, nome científico, é uma das mais belas árvores da Amazônia brasileira, e de muitas florestas do mundo, seu tronco pode servir de abrigo, suas raízes gigantes e tubulares chamadas de sapopembas retiram água das profundezas do solo, armazenam e compartilham com a vegetação a seu redor.

Nativa de várias regiões como a América Central, América do Norte,  América do Sul e da África Ocidental, esta gigante das florestas recebe diferentes nomes: sumaúma, em tupi, paina lisa, árvore da seda, kapok, pulin, malpanka, ora, bongo, kumaka,  lupuna. Em São Tomé e Príncipe é conhecida por ocá  e na Guiné-Bissau por poilão, mafumeira, no sudeste asiático, taban fai, na Tailândia.

Suas folhas são robustas, com cerca de 20 centímetros, seus frutos possuem sementes com fibra macia, amarelada, um misto de linho e celulose, diz-se, que a palavra samaúma, é utilizada para descrever este material envolto em suas sementes que já foi muito utilizado para enchimento de almofadas e fabricação de estofados. O óleo das sementes é utilizado tanto na medicina quanto na culinária.

Cultivada na Angola, Ásia, Java, Filipinas, Malásia, Indonésia onde é chamada de mafumeira e na América do Sul, para fins comerciais.

A grande árvore também possui propriedades medicinais, sendo muito utilizada pelos povos das florestas. O chá de sua casca funciona como diurético, suas folhas, caule e raiz, são utilizados no tratamento de bronquite, artrite e conjuntivites, pode tratar diabetes tipo II, diarreia, inflamações, furúnculos, dores de cabeça, febre crônica, picada de inseto e ainda é afrodisíaca.

A rainha da floresta era considerada sagrada para a civilização Maia e a mitologia pré-colombiana, na Mesoamérica e no norte da América Central onde mais de 6 milhões de indígenas faziam parte dessa cultura, eles a utilizavam no preparo da enteógena Ayahuasca, bebida sagrada. 

No extremo norte da Amazônia, no Amapá, a samaumeira se faz guardiã das matas e das beiras dos rios. Você pode conhecê-la, admirá-la e se encantar com a grandiosidade da natureza que existe no Meio do Mundo. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo