Terra Indígena Waiãpi: Mobilização oferta serviços bucais de alta tecnologia e especialistas.
A Terra Indígena Waiãpi será a primeira do Amapá a receber uma grande ação mobilizada pelo Governo do Estado e parceiros para levar serviços de saúde especializados para os povos indígenas amapaenses. Na terça-feira, 16, uma equipe fez o segundo reconhecimento da área onde ocorrerá a ação, na aldeia Aramirã, que fica na região Oeste, no município de Pedra Branca do Amapari.
A missão acontecerá de 18 a 28 de junho e contará com 40 profissionais de saúde, entre médicos e dentistas. A primeira-dama do Estado, cirurgiã dentista Priscilla Flores, voluntária da ação, e o Exército Brasileiro, identificaram as áreas onde serão montadas as estruturas que receberão profissionais e os indígenas.
A visita foi acompanhada por integrantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), das secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e dos Povos Indígenas (Sepi), e da Secretaria de Saúde do município de Pedra Branca do Amapari. A ação conta ainda com voluntários do Doutores da Amazônia, entidade sem fins lucrativos composta por uma equipe multiprofissional que usa tecnologia de ponta e equipamentos modernos para atuar em regiões ribeirinhas e indígenas desde 2015.
“Viemos fazer o reconhecimento da área junto aos parceiros. A gente já havia delineado a ação no papel e hoje viemos ver na prática se será possível fazer tudo o que planejamos de estrutura e, assim, acomodar os profissionais e os indígenas. Tenho certeza de que a ação será um sucesso com essas equipes trabalhando em conjunto para levar saúde ao povo indígena”, comentou Priscilla Flores.
O planejamento iniciou em novembro de 2022, por meio de tratativas com a ONG e começou a ser executado em janeiro, com uma primeira visita à aldeia com a presença da coordenação dos Doutores da Amazônia. A missão será para realizar atendimentos especializados nas diversas áreas médica e odontológica, com alta tecnologia em saúde bucal nas aldeias indígenas do Estado, como scanner digital, sistema CAD/CAM, RX digital, entre outros.
Nestas ações, a tecnologia utilizada será a do sistema Cerec cad cam, um scanner intra oral onde será capturada imagem da arcada dental, enviada a um software, para desenhar os elementos dentários. Assim, a imagem é encaminhada para uma fresadora 3D, onde será possível confeccionar elementos dentários definitivos em minutos.