Cidade

Banco de Leite realiza blitz educativa em comemoração ao “Dia Mundial da Doação do Leite Materno”

Com o tema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: doe leite materno”, o Banco de Leite Humano do Amapá (BLH) incentiva mulheres para a importância das doações, ainda que em pequena quantidade.

As atividades referentes ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 de maio, iniciaram na segunda-feira, 8, com uma blitz educativa, e seguem ao longo do mês.

A coordenadora do Banco de Leite, Darcineyde Dias, reforça que o aleitamento é imprescindível para a nutrição de recém-nascidos, e mais fundamental ainda para os bebês internados nas UTIs neonatais, para quem o gesto faz toda a diferença no crescimento, desenvolvimento e fortalecimento da saúde.

“Às vezes a mulher acha que tem pouco a oferecer, mas até uma quantidade pequena é muito para um bebê que está internado na nossa unidade neonatal, por isso, estamos aqui convidando as mulheres que estão amamentando a fazer parte desse movimento que garante vida”, ressalta a coordenadora.

De acordo com a técnica em enfermagem Zulene Martins, que atua na UTI Neonatal da Maternidade Mãe Luzia há 22 anos, os estoques do BLH estão em nível crítico, por isso a necessidade de intensificar ações que estimulem a adesão de doadoras.

“Estamos em dias atípicos, e para ajudar nossos bebês internados, que precisam muito de doações, a gente pede para mulheres que podem doar que abracem a causa conosco”, frisa Zulene.

O leite materno dado ao bebê após o parto contribui para o útero voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama e ovários. Na criança, protege contra doenças, previne a formação incorreta dos dentes e problemas na fala, além de proporcionar melhor crescimento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo