Cidade

Surtos psicóticos, ansiedade ou que atentem contra a integridade física são atendidos pelo HE

Casos de urgência e emergência psicológica, como crises de ansiedade, depressão, tentativas de suicídio e surtos psicóticos são atendidos 24h pelo Hospital de Emergência Oswaldo Cruz (HE). O serviço funciona com triagem dos pacientes e acolhimento pela equipe médica e, em seguida, pela equipe psicológica.

De acordo com os dados do Setor de Psicologia do HE, nos três primeiros meses do ano foram acolhidos 52 casos de tentativas de suicídio, 54 notificações de algum tipo de violência e 228 casos de atendimentos na enfermaria de saúde mental, como surto psicótico, agressão, ou tentativa de violência para si ou para o outro.

“Todos esses casos são acompanhados pela equipe do hospital, e quando necessário o paciente é internado e referenciado para uma unidade especializada”, destacou o psicólogo, Wendel Uchôa.

Além da demanda de porta, ou seja, da emergência, os profissionais também acolhem os pacientes e acompanhantes das enfermarias clínicas, e setores fechados como UTI 1, UTI 2, sala vermelha e centro de tratamento de queimados.

“Assim que o paciente é estabilizado, avaliamos a sua necessidade e, quando necessário, o encaminhamos para a enfermaria psiquiátrica do Hospital das Clínicas Dr. Alberto Lima [HCal], Centros de Atenção Psicossocial [Caps] ou mesmo uma Unidade Básica de Saúde [UBS]”, detalhou o profissional.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo