Jucap registra 600 novas empresas abertas no 1º trimestre de 2023

O primeiro passo para quem busca abrir, oficialmente, uma empresa é a regularização na Junta Comercial do Amapá (Jucap), e de acordo com o órgão, 617 novas empresas foram registradas pelo Estado entre os meses de janeiro a abril deste ano.
Os dados apontam que, desse total, 507 são microempresas (ME); 423 se enquadram no tipo jurídico, ou seja, formadas por associações ou cooperativas, e 311 atuam no setor de Serviços.
A Jucap, que também é a responsável pela organização e armazenamento dos registros das companhias, avalia que o mês com resultado mais significativo foi abril: 161 novas empresas passaram a atuar no Amapá.
Segundo o presidente da autarquia, Alberto Alcolumbre, os números estão associados aos trâmites eletrônicos, facilitando a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que funciona como “carteira de identidade” para instituições empresariais. Os documentos necessários variam para cada tipo de firma a ser aberta.
“Usando as ferramentas via internet a pessoa pode conseguir ter uma empresa totalmente registrada em aproximadamente dez minutos, e isso é um atrativo, uma desburocratização. O que em outros anos levaria dias ou meses, atualmente, pode levar poucos minutos”, destacou o gestor.