Discussão do Plano Estadual de Segurança Pública chega ao município de Cutias

Representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Universidade Federal do Amapá (Unifap) reúnem na quarta-feira, 10, com os moradores de Cutias do Araguari, distante cerca de 163 quilômetros de Macapá, para debater o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.
O município, que conta com uma população estimada de 6 mil habitantes, será o sétimo a receber a audiência pública que faz parte da fase de diagnóstico do projeto que vai definir as metas e ações da segurança pública no estado no período de 2023 a 2030.
O encontro será realizado, a partir das 8 horas, na quadra poliesportiva Tenente João Lopes, no bairro Central de Cutias. O objetivo é ouvir os representantes de diversos segmentos sociais, inclusive os considerados mais vulneráveis, como: quilombolas, mulheres, crianças e adolescentes, ribeirinhos, LGBTQIA+ e população em geral.
“É importante garantir a participação popular, dando voz para todos os segmentos, conhecendo suas demandas para construir um plano que garanta a segurança de todos com maior eficiência”, destaca Paulo Reyner, secretário adjunto da Sejusp.
A escuta popular, que já passou por seis municípios, iniciou no dia 12 de abril, em Mazagão, e encerrará no dia 6 de junho, em Macapá. As outras cidades visitadas foram: Oiapoque, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Amapá e Calçoene.
“Temos a responsabilidade e o compromisso de ir a todos os 16 municípios do estado para ouvir a população, entender quais as necessidades de cada comunidade em relação à segurança pública”, explicou o professor Allan Jasper Mendes, coordenador do projeto.