Cidade

BCG: vacina é recomendada após o nascimento, mas a criança pode ser imunizada até os 4 anos

A vacina BCG é considerada uma das vacinas mais importantes para o recém-nascido. O imunizante, que protege contra as formas graves de tuberculose pulmonar, tem dose única e é recomendada que seja aplicado nos primeiros dias de vida, mas pode ocorrer até os 4 anos.

No Amapá, o Governo do Estado garante que todos os bebês já saiam vacinados da Maternidade Mãe Luzia, em Macapá, através da distribuição mensal de doses.

A superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Margarete Gomes, destaca a necessidade da imunização. 

É importante para prevenir a mortalidade infantil por tuberculose e é por isso que, antes mesmo do bebe de sair da maternidade incentivamos a imunização. O Governo do Estado faz a parte dele garantindo a vacina”, concluiu.

A Coordenadora Estadual de Imunizações da SVS, Maria Angélica Oliveira, informou que a vacina BCG não oferece eficácia de 100% na prevenção da tuberculose pulmonar, mas sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada).

“As possíveis reações da BCG podem variar entre muito comuns e raras, a principal reação esperada é a formação de cicatriz no local da aplicação que pode levar até 6 meses para aparecer”, ressaltou a coordenadora.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo