Ação do Castramóvel Itinerante no Macapaba prevê 900 esterilizações eletivas em cães e gatos

O Castramóvel Itinerante para a realização de esterilização eletiva em cães e gatos residentes dos bairros da Zona Norte da Capital, iniciou os atendimentos nesta segunda-feira (8). O ponto que está localizado no Conjunto Habitacional Macapaba I visa atender 30 animais diariamente com a meta de operar, no mínimo, 900 animais durante três meses, além de ofertar consultas e exames.
Do primeiro dia da ação até sexta-feira, gatos com idade mínima de seis meses e até cinco anos estão sendo atendidos. Uma equipe de seis pessoas faz os atendimentos, dentre elas duas médicas veterinárias.
A coordenadora de Saúde, Proteção e Defesa Animal da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), Flávia Lima, frisou que o objetivo da castração é diminuir a superpopulação de animais errantes em situação de rua, diminuir as crias indesejadas e evitar a proliferação de doenças.
“Os benefícios da castração são diversos como evitar o câncer de mama e de útero nas fêmeas; evitar o câncer de próstata nos machos, aumentar a longevidade e reduzir a agressividade do animal”, destaca.
Segundo ela, a ação da Prefeitura de Macapá deve diminuir 240 mil crias indesejadas, caso os 900 animais não fossem castrados, além de combater diversos tipos de patologias.