Cidade

Maioria de atendimentos no PAI são casos de demanda em UBS´s

O Pronto Atendimento Infantil (PAI) segue registrando alta demanda no número de crianças atendidas no local, principalmente neste período sazonal, onde a incidência de doenças gripais costuma atingir mais crianças e adolescentes.

De acordo com os dados do PAI, de 1 a 24 de abril foram atendidos 3.755 pacientes no hospital, sendo quase três mil de classificação azul e verde, ou seja, de demandas que podem ser tratadas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Segundo o levantamento, em abril cerca de 80% dos atendimentos são casos de baixa complexidade, ou seja, de classificação verde e azul. Com a prioridade de atendimento para pacientes mais graves, o tempo de espera no serviço do hospital aumenta para os demais.

“É comum neste período sazonal aumentar os casos de crianças doentes o que cresce o fluxo de pacientes, no entanto, os mais graves e as situações de emergência recebem prioridade no atendimento. Isso acaba gerando um tempo de espera maior para atendimento e a lotação do PAI”, enfatizou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Os números mostram uma escala crescente de atendimentos fora da vocação da unidade. No mês de fevereiro foram registradas a entrada de 3.283 pacientes, sendo 19 classificados vermelhos, 72 laranja, 1.070 amarelo, 94 azul e 2.026 verdes.

Em março, o número total de pacientes foi de 4.951 casos, sendo 8 de classificação vermelha, 278 laranja, 2.444 amarelo, 517 azul, 1,7 mil verde.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo