Governo incentiva aumento da vacinação em todo o estado

O programa ‘Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais’ é liderada pelo Instituto Bio Manguinhos, vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim).
O Governo do Amapá incentiva o aumento da vacinação em todo o estado com apoio ao programa federal “Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais”. A iniciativa busca criar uma ampla rede de colaboração onde cada setor da sociedade desempenha um papel decisivo no enfrentamento à queda na adesão às vacinas em todo o país.
Nesta quinta-feira, 4, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) reuniu com representantes dos municípios de Macapá, Santana, Itaubal, Cutias e Mazagão para abordar políticas de reforço do projeto, que foi implantado em formato piloto no Amapá ainda em 2021.
No estado, a cobertura vacinal ainda está abaixo do percentual de 95% estabelecido pelo Ministério da Saúde, mesmo com as intensas campanhas dos órgãos públicos e com a disponibilidade de 19 tipos de imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação nos municípios.
“O projeto prevê a implementação de apoio estratégico ao PNI para reverter à queda nas coberturas vacinais e, assim, assegurar o controle de doenças imunopreveníveis como o sarampo, a poliomielite, a gripe, o câncer de colo do útero, meningites e todas as outras cujas vacinas são disponibilizadas gratuitamente para a população”, explicou a superintendente da SVS, Margarete Gomes.
Para o coordenador de Imunizações do município de Itaubal, Dyckson Haja, é fundamental fortalecer a colaboração entre os municípios.
“Só vamos reconquistar as metas de vacinação ideais conhecendo a realidade e as dificuldades de cada um. É trabalhando junto com os representantes e líderes locais que vamos alcançar os objetivos”, afirmou.
O projeto pretende, ainda, sensibilizar a população e criar uma grande rede de solidariedade; organizar e analisar informações sobre as causas das baixas coberturas vacinais; propor e desenvolver soluções para gargalos e dificuldades em conjunto com estados e municípios.