Cidade

Urgência: Hemoap convoca doadores de tipagem tipo O+ e O- para coleta

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) faz convocação urgente para doações de sangue das tipagens sanguíneas O+ e O-, grupos sanguíneos que correspondem à maior parcela da população do Amapá, que representam também a maior demanda.

Dados do instituto apontam que 180 mil doadores de sangue estão cadastrados, mas cerca de apenas 20 mil considerados “de repetição”, ou seja, que já doaram mais de uma vez. O número representa pouco mais de 11% do total de cadastrados do hemocentro.

Os tipos sanguíneos mais comuns no Amapá são A+ e O+. De acordo com a chefe de Captação e Orientação Social do Hemoap, Elmira Melo, por serem os mais comuns, consequentemente, também são os mais utilizados.

“Assim como temos mais doadores desse fator, também temos uma maior demanda dos hospitais por esses tipos de sangue e com frequência precisamos reforçar o estoque. Atualmente estamos com poucas bolsas desses tipos sanguíneos”, frisou Elmira.

O hemocentro reforça que se alguma pessoa tem dúvida sobre o seu tipo sanguíneo, pode ir doar normalmente que a equipe técnica se encarrega de realizar o exame laboratorial.

O sangue doado é utilizado em tratamentos de câncer, pacientes que realizam hemodiálise, acidentes graves com perda de sangue, vítimas de queimaduras, hemorragia durante o parto, pacientes com doenças hematológicas e cirurgias eletivas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo