Internos do Iapen são ressocializados para o mercado de trabalho

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) aprimora a ressocialização de homens e mulheres que cumprem pena em regime aberto domiciliar, incluindo a reinserção no mercado de trabalho. Uma das iniciativas é a campanha “Guarda-Roupa Social”.
Coordenado pela Casa do Albergado, setor do Iapen responsável pelo controle de apenados do regime aberto e semiaberto, o projeto recebe doações para quem não tem vestuário adequado para, por exemplo, comparecer a uma entrevista de emprego. As peças são recebidas em caixas com o selo da campanha e estão disponibilizadas em quatro pontos de coleta:
- Setor de protocolo do Iapen: Rodovia Duca Serra, Cabralzinho;
- Portaria do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap): Rua General Rondon, 1295, Centro;
- Portaria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE): Avenida Mendonça Júnior, 1502, Centro;
- Portaria da Vara de Execução Penal, no Fórum de Macapá: Avenida FAB, 1737, Centro.
- Ação Cidadania e Qualidade de Vida
Outra iniciativa do Iapen, a Ação Cidadania e Qualidade de Vida oferece palestras mensais com informações de saúde, empreendedorismo, responsabilidade e diversos outros temas acerca da vida em sociedade após o cárcere, sobretudo, com o envolvimento da família nesse processo.
São parceiros, em ambos os projetos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil).