Alameda Serrano é entregue à população totalmente reformada

A Alameda Serrano, tradicional ponto da história comercial de Macapá, foi revitalizada e ganhou uma praça destinada ao lazer, cultura e diversão dos munícipes. O novo espaço foi entregue nesta quinta-feira (27) pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan. Em homenagem a Francisco Serrano, que dá nome ao espaço, um busto foi fixado no local.
O busto de 60 centímetros foi construído com ferro e cimento. Para realizar a obra, o artista plástico J. Márcio utilizou uma fotografia do arquivo pessoal da família que, de acordo com o artista, foi crucial para que o monumento ficasse similar ao homenageado.

A Alamenda Isaac Alcolumbre, que corta a Serrano, também recebeu reformas. Ambas contaram com a troca total dos ladrilhos que compunham o passeio.
O projeto paisagístico do espaço de convivência foi elaborado para beneficiar pedestres e transformar o local numa praça de circulação segura. A área total possui 1.250 metros quadrados e a revitalização contempla paisagismo com plantas ornamentais. O projeto traz o conceito de parklets, que são “mini praças” onde costumavam ficar as vagas de estacionamento nas vias. No local foi construído um coreto, para acomodar apresentações artísticas.

Agora a Alameda Serrano possui piso e cobertura em pergolado de madeira. No entorno foram construídas calçadas com acessibilidade, canteiros e bancos foram distribuídos ao longo do espaço.
- Historia
A Alameda Serrano foi inaugurada na década de 80. O local por muitos anos foi um dos pontos principais do comércio local. O espaço homenageia o empresário Francisco Serrano, dono da farmácia e drogaria Serrano, que ficava de frente para a Rua Cândido Mendes. Serrano foi um pioneiro do comércio macapaense e ali na região das alamedas construiu sua empresa e era conhecido de todos.