Camuf: 1º trimestre teve a realização de mais de 1,2 mil atendimentos em vítimas de violência domésticas

O Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) é um órgão especializado para acolher as vítimas de violência física, psicológica, de gênero, doméstica, sexual, moral e patrimonial. De janeiro a março deste ano, as unidades do centro em Macapá e Santana realizaram 1.259 atendimentos.
O Camuf também tem o objetivo de inserir a mulher no mercado de trabalho a partir de capacitações e atividades que desenvolvam o resgate da autoestima. Somente a unidade de Macapá registrou 850 atendimentos, um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os atendimentos se direcionam também aos membros da família, inclusive aos agressores, quando há possibilidade de ressocialização para ajudar a evitar a reincidência nos casos.
Outro serviço com grande demanda é o jurídico, que disponibiliza a orientação e acompanhamento dos atos administrativos de natureza policial e nos procedimentos judiciais das mulheres que chegam ao Camuf.
- Atendimento
O atendimento acontece por livre demanda (portas abertas), busca ativa através de ações realizadas fora da sede ou por encaminhamentos dos órgãos da Rede de Atendimento à Mulher (RAM).
O Camuf Macapá funciona no Complexo da Mulher localizado na Rua São José, 1570, no centro de Macapá. A unidade de Santana funciona na Avenida Santana, esquina com a Rua Euclides Rodrigues, 1815-B, bairro Central. Ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.