Cidade

SVS/AP realiza treinamento de profissionais da Saúde que atuam no HE para detecção de ISTs

Nesta terça-feira, 25, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP) realiza mais um treinamento prático, destinado a enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório que atuam no Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE), para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e as hepatites virais B e C. A capacitação ocorre até a quarta-feira, 26, das 8h às 12h, no anexo do hospital.

O procedimento é realizado com uma pipeta, que fura o dedo do paciente e colhe uma amostra do sangue. Em seguida, é colocado no teste para análise em até 20 minutos, quando se obtém o resultado de reagente ou não reagente, isto é, se os testes acusam ou não a presença de infecção.

O resultado do HIV é imediato, já para o de sífilis e de hepatites B e C, é necessário uma nova coleta para a contraprova do exame.

  • Transmissão

As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual, sem o uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST também pode ser vertical, ou seja, de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

A pessoa que suspeita ser portadora dos patógenos do HIV, hepatites B e C ou sífilis pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde para fazer o teste rápido e acessar atendimento

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo