Elevação do nível do rio Jari tem risco de alerta monitorado pela Defesa Civil

A Coordenadoria de Defesa Civil do Amapá (Cedec) intensificou o monitoramento do extremo sul do estado devido à elevação dos níveis do Rio Jari, como consequência das chuvas constantes na região.
As últimas atualizações, registradas na manhã desta segunda-feira, 24, mostram que, em Laranjal do Jari, o nível do rio chegou a 2,08 metros, enquanto em Vitória do Jari, a régua alcançou 3,20 metros, ambos em estado de alerta. As marcas consideradas normais são 1,6 metros e 2,89 metros, respectivamente.
O secretário executivo da Cedec, Janary Picanço informou que, mesmo com o nível do Rio Jari apresentando números acima da normalidade, não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas nos dois municípios.
Ele detalhou, ainda, que esse acompanhamento é feito desde janeiro, quando as chuvas típicas do inverno amazônico se tornam mais frequentes.
“Desde janeiro, estamos nos reunindo com a Defesa Civil dos municípios. Em março, nossa equipe foi ao sul do estado e orientou os técnicos das prefeituras sobre as medidas preventivas de enfrentamento às possíveis cheias e inundações. Estamos em diálogo constante com as coordenadorias municipais”, explicou Janary.
A Cedec informou, ainda, que as prefeituras dos dois municípios realizaram, neste fim de semana, uma reunião para montar o posto de comando que dará suporte e respostas rápidas à população em caso de ocorrência de enchentes e alagamentos e, caso as cidades necessitem de apoio, equipes estão prontas para o deslocamento.