Banco de Leite Humano do Amapá convoca doadoras para normalizar o estoque de leite materno

O Banco de Leite Humano do Amapá (BLH) convoca doadoras para normalizar o estoque de leite materno, que está abaixo do necessário. Atualmente, são coletados cerca de 3 litros do alimento por dia, o ideal é alcançar 5 litros, que é o volume necessário para atender os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI Neonatal) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (Hmml).
O BLH é responsável por cadastrar doadoras, além de coletar, armazenar e direcionar o leite materno para as crianças que precisam. Atualmente, são apenas 34 mulheres cadastradas como doadoras e o banco necessita que outras mães em fase de amamentação façam novas doações.
Até esta segunda-feira, 24, são 24 bebês hospitalizadas na UTI Neonatal, muitos deles prematuros.
- Como doar?
Para tornar-se uma doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação, a interessada pode ir ao BLH, que funciona 24 horas, na esquina da Av. FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central ou entrar em contato pelo número (96) 98403-2283, que também é WhatsApp.
Ao entrar em contato, a mulher realiza um cadastro e recebe orientações sobre a coleta e o armazenamento. Para doar, é necessário estar saudável, ter excedente de produção e condições de congelar o leite retirado.
- Coleta Domiciliar
O Banco de Leite também oferece a coleta domiciliar, evitando o deslocamento da mulher. Nesses casos, os servidores vão até a casa da doadora para realizar orientações sobre a coleta e armazenamento, além de fazer a entrega de kit para doação, que é composto por frascos enroscáveis. Após uma semana a equipe retorna até o local para recolher o alimento.
É possível solicitar a coleta por meio do número (96) 98403-2283.