Cidade

MP/AP acompanha ação para diagnóstico de autismo em crianças

No último domingo (16), o promotor de Defesa da Saúde, Wueber Penafort, a convite da secretária Municipal de Saúde (Semsa), Érica Aymoré, acompanhou o 2ª dia de ação do projeto TEAtendemos, no Centro Especializado Dr. Papaléo Paes, Zona Norte da capital. A iniciativa da Prefeitura de Macapá (PMM) promove mutirão para atendimentos de crianças para o diagnóstico de autismo.

O projeto da PMM é direcionado às famílias que estão na lista de espera em dispositivos de Saúde Mental do município, como Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Clínica Escola Coração Azul.

O membro do Ministério Público do Amapá (MP-AP) elogiou o trabalho realizado nos dias 15 e 16, com atendimento da população por uma equipe multiprofissional, de maneira responsável e acolhedora.

“Esta é uma demanda que afeta o MP porque é uma instituição catalizadora desses casos, por falta de um trabalho especializado nesse segmento. O mutirão é visto com bons olhos porque demonstra que o Município está caminhando para otimizar seu trabalho, diagnosticar as pessoas que precisam desse laudo para retomar sua vida normal, cuidar das nossas crianças e nossos jovens que precisam tanto no atendimento da saúde mental, quanto garantir seus direitos”, manifestou Wueber Penafort.

O TEAtendemos pretende dar celeridade a atual fila de espera no atendimento para pacientes que aguardam emissão de laudo para Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de saúde.

A ação oferta consultas com neuropediatra, psiquiatra, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo, e ainda disponibiliza exames necessários para o diagnóstico, como o BERA, tomografia computadorizada e eletroencefalograma.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo