Prefeitura de Santana e outros órgãos vão criar protocolo de segurança nas escolas do município

Jonhwene Silva/Da Redação
Uma reunião ocorrida na última terça-feira, 11, Prefeitura de Santana, forças policiais, órgãos governamentais, Judiciário, Conselho Tutelar, Ministério Público e comunidade escolar, estiveram discutindo a criação de uma rede de proteção e segurança das escolas do município. Um protocolo único deverá nortear as ações.
Entre as medidas do protocolo, está a criação de ações preventivas de proteção e segurança no ambiente escolar de maneira unificada. O objetivo é fazer com que o sentimento, sensação de tranquilidade, segurança e paz, volte às escolas do município.
“É importante que crianças, adolescentes, professores e demais funcionários das escolas, possam sentir novamente a satisfação e alegria no ambiente escolar. Somente com uma ação mais forte do executivo municipal, estadual e das forças policiais, poderemos ter essa sensação novamente”, disse o prefeito Bala Rocha.
A delegada da Polícia Civil, Luiza Maia, pontuou ser fundamental repassar orientações aos professores e coordenadores, para que saibam lidar com determinadas situações de risco.
“A prevenção é fundamental, mas é preciso também que o corpo docente, técnico escolar, tenham o conhecimento de como atuar diante de determinadas situações”, afirmou.
Na intenção de se antecipar, a Polícia Militar através do 4° Batalhão, já está realizando a operação “Escola Segura”, que tem a finalidade de intensificar rondas às proximidades de colégios e escolas da cidade.
“Diversas escolas já foram visitadas pela PM aqui de Santana, onde alunos, professores, diretores e membros da comunidade escolar, receberam orientações. A dinâmica consiste no patrulhamento de maneira ostensiva e preventiva, às proximidades das escolas”, afirmou o capitão Gama.