VAR no telão e novas linhas de impedimento: as novas orientações para a arbitragem em 2023

Novas diretrizes para os árbitros de campo e de vídeo já serão aplicadas neste fim de semana, na primeira rodada do Brasileirão
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou mudanças significativas para a arbitragem em 2023. A Comissão de Arbitragem implementou novas diretrizes para os árbitros de campo e de vídeo (VAR), que serão aplicadas em todas as competições organizadas pela entidade.
As mudanças acontecem depois da viagem à Madrid, na Espanha, de Wilson Seneme e Emerson Carvalho, presidente e vice-presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, respectivamente. Os dois participaram do curso Master Instrutores Fifa 2023, que reuniu representantes do mundo inteiro.
Entenda cada uma das novidades que serão implementadas pela arbitragem a partir do Brasileirão deste ano, que tem início neste final de semana.
- VAR no telão
Buscando maior transparência com o público, as revisões do VAR serão agora mostrados nos telões dos estádios. Vale ressaltar, porém, que isso está sujeito as condições técnicas dos locais para que o procedimento seja respeitado, segundo Wilson Seneme.
“Todos os estádios que tiverem as condições técnicas de receber as revisões do VAR no telão, nós vamos liberar para os torcedores possam acompanhar presencialmente”, declarou o presidente da comissão de arbitragem.