
Lixo eletrônico e material reciclado foram transformados em um protótipo de drone de baixo custo para monitoramento de florestas pelas mãos dos estudantes Anthony Rodrigues, de 17 anos, e Alyson de Souza, de 18 anos, da Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, no município de Porto Grande.
E é com o “Projeto Draum”, como ficou conhecido, que os alunos foram selecionados finalistas da Genius Olympiad, uma das maiores feiras científicas do mundo, que será realizada em Nova York, nos Estados Unidos, entre os dias 12 e 16 de junho.

“É uma forma de ajudarmos a fauna e a flora e protegermos nosso meio ambiente. Tem muito lixo eletrônico descartado de forma indevida, como celulares, computadores, impressoras, e essas peças podem ser utilizadas e aproveitadas de outras formas, como um drone para monitoramento de queimadas”, explica Anthony Rodrigues.
O protótipo do drone dos estudantes é feito com canos de PVC e lixo eletrônico reciclável, e o equipamento possui até placa solar, assim, não corre risco de descarregar durante o dia e se perder na mata.
Com o projeto, os alunos acreditam ser possível monitorar grandes áreas em tempo real e com baixo custo, bem como ajudar na preservação do meio ambiente, com o controle do plantio, da erosão, de invasões, além da prevenção e combate a incêndios.