Banner principalMundo

Exercícios militares sugerem China preparada para guerra contra Taiwan, diz ministro taiwanês

“Governo taiwanês vê a ameaça militar chinesa como algo que não pode ser aceito e nós a condenamos”, declarou o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, em uma entrevista exclusiva

Um dia depois da China simular “ataques conjuntos de precisão” em Taiwan durante exercícios militares ao redor da ilha, o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, condenou as ações de Pequim e alertou que “eles parecem estar tentando se preparar para lançar uma guerra contra Taiwan”.

“Veja os exercícios militares e também sua retórica, eles parecem estar tentando se preparar para lançar uma guerra contra Taiwan”, disse Wu. “O governo taiwanês vê a ameaça militar chinesa como algo que não pode ser aceito e nós a condenamos”, completou.

Questionado se Taiwan tem alguma noção do momento de uma possível ação militar chinesa, dadas as avaliações da inteligência dos EUA de que Xi instruiu seus militares a estarem preparados até 2027, Wu expressou confiança nos preparativos de Taiwan.

“Os líderes chineses vão pensar duas vezes antes de decidirem usar a força contra Taiwan. E não importa se é 2025, ou 2027, ou mesmo além, Taiwan simplesmente precisa se preparar”, disse ele.

Os exercícios pareciam marcar a primeira vez que a marinha chinesa simulou ataques de aviões de guerra em porta-aviões baseados em Taiwan.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo