Projeto “TEAtendemos” acelerar emissão de laudos para pacientes na rede pública de saúde

Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de Macapá lançou o projeto ‘TEAtendemos’ que pretende dar celeridade a atual fila de espera no atendimento para pacientes que aguardam emissão de laudo para Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de saúde.
Através de um convênio com uma empresa especializada serão ofertados atendimentos com neuropediatra, psiquiatra infantil, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional que farão a avaliação e emissão de laudos necessários.
“Essa é mais uma ação do programa Saúde Para Todos. Com isso queremos fechar ou descartar diagnóstico de pacientes para TEA e possibilitar que mais crianças e adolescentes possam ter acesso ao diagnóstico, laudo e ao início das terapias, ofertando esse serviço para o maior número possível de pessoas”, ressaltou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.
Além disso, serão disponibilizados equipamentos para os exames de bera e eletroencefalograma, também utilizados para determinar o diagnóstico de TEA.
A previsão é que o projeto tenha 5 edições, com cada uma delas acontecendo uma vez por mês. Serão atendidas todas as quase 900 crianças atualmente inscritas na fila de espera e que aguardam avaliação profissional.
A primeira edição acontecerá no próximo sábado (15), e já nesta terça-feira (11), as equipes da Central de Regulação do Município iniciarão o contato com as famílias para agendar os atendimentos.
A Prefeitura também deverá disponibilizar um número de telefone e e-mail para que os pais ou responsáveis possam acompanhar o andamento da fila de espera enquanto aguardam o agendamento do paciente que será atendido, dando mais transparência ao processo.