Projeto “Ronda Escolar” é iniciado nas escolas da capital com fiscalização da Guarda Municipal
Para comunicar o retorno dos trabalhos da Guarda Civil dentro de escolas e creches municipais, foi realizada nesta segunda-feira (10), a formatura oficial do efetivo. O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, deu inicio a ronda escolar no período diurno e noturno nas instituições educacionais do município. A medida faz parte do protocolo do Gabinete de Segurança Escolar, criado na última quinta-feira (6).
O objetivo da formatura foi orientar os guardas para a importância do projeto Ronda Escolar, que garantirá a segurança dos alunos.
O efetivo também vai fiscalizar às unidades da rede pública municipal e com isso evitar aglomerações ou qualquer ato suspeito dentro ou nos arredores das escolas.
- Alerta Escolar
A Prefeitura irá criar um aplicativo para o acionamento de qualquer suspeita chamado ‘Alerta Escolar’ e a intensificação do Programa Saúde nas Escolas (PSE), ações importantes que serão implementadas pelo protocolo de segurança. Assim como treinamentos e cursos abordando temáticas como inteligência emocional que envolverá toda a comunidade escolar.
Em orientação, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, ressaltou a importância da Guarda Civil dentro das escolas e explicou sobre a criação do Gabinete de Segurança Escolar.
“Não podemos falar de segurança em Macapá, sem falar na Guarda Civil. Vamos iniciar com a intensificação de rondas e o fortalecimento de programas dentro das escolas. Nossos colégios são a continuação dos nossos lares e tem que ser um local seguro. Nesse momento, por tudo que a gestão tem feito, nós decidimos armar a Guarda Civil. Isso é necessário e acontecerá com responsabilidade, treinamento e avaliação”, destacou o prefeito.