Banner principalCidade

UBS São Pedro recebe espaço dedicado para investigação e diagnóstico de TEA

Para ampliar a oferta de atendimentos para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Macapá inaugurou nesta quarta-feira (5), as primeiras duas salas ‘Espaço Coração Azul’, na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro, no bairro Beirol, Zona Sul da capital.

A unidade é a primeira a receber o espaço e promoverá a descentralização da oferta de atendimento para emissão de laudos para pessoas com suspeita ou em investigação para TEA e que ainda não possuem diagnóstico fechado.

“Nos preocupamos com cada detalhe dessas salas. Quero parabenizar essa equipe que se forma aqui, com a responsabilidade social que cada um tem, meu muito obrigada a todos vocês. É dessa forma que nós vamos caminhar, a política de diagnóstico e avaliação avançando em Macapá”, disse o gestor da capital, Dr. Furlan.

Serão ofertados atendimentos com terapeuta ocupacional, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo e nutricionista que farão a avaliação e emissão de laudos necessários em um ambiente acolhedor e que impacte em menos estresse durante as consultas.

As salas estão equipadas com testes em que será possível fazer a avaliação da saúde mental, funções executivas, linguagem, inteligência, memória, maturidade mental, testes de personalidade para o diagnóstico de autismo e de neurodesenvolvimento.

Os protocolos de avaliação psicológica infantil possuem padrão ouro internacional de qualidade, e gera diagnósticos precisos que já são utilizados no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) e Centro Especializado em Reabilitação (CER), locais que ofertam atendimento terapêutico para pessoas com TEA.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo