Saúde: reunião define serviços de saúde na fronteira entre Amapá e Guiana Francesa
Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) definiram propostas com profissionais do Centro Hospitalar Andreé Rosemon, na cidade de Saint Georges, na Guiana Francesa, para melhorar o atendimento na região de fronteira, sobretudo para a população mais vulnerável, como garimpeiros e ribeirinhos.
O encontro aconteceu no centro hospitalar francês, que realiza cerca de 12 mil atendimentos por ano, destes, mais da metade são para pacientes brasileiros, na sua maioria, moradores do município de Oiapoque. O principal objetivo foi estabelecer um fluxo de comunicação entre os dois lados, principalmente para tratar do retorno desses pacientes, que devem voltar à rede assistencial de Oiapoque.
- Propostas
Entre as propostas de cooperação, do lado francês destacam-se a oferta de serviço de apoio com diagnóstico, principalmente em biópsias para laudos de neoplasias, e de atendimento especializado.
Em contrapartida, o lado brasileiro oferecerá atendimentos por equipe multiprofissional (psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo), já que esses profissionais não fazem parte da carteira de especialidades do Centro Hospitalar de Saint Georges, assim como apoio na realização de cirurgias gerais.
Agora, de volta ao Amapá, os técnicos da secretaria irão formar um grupo de trabalho para dar andamento à cooperação técnica.