
Após adquirir quase R$ 7 milhões em medicamentos e insumos, o Governo do Amapá abastece farmácias de todas as unidades de saúde do Estado. A medida faz parte das ações emergenciais da nova gestão para melhorar o atendimento oferecido pelos hospitais estaduais à população.
Dentre os itens já entregues às unidades hospitalares, estão: medicamentos oncológicos, antibióticos, analgésicos, anti-hipertensivos, diuréticos, vasodilatadores, anestésicos, soro fisiológico e glicosado, fios de cirurgia, entre outros.
De acordo com a necessidade de cada unidade, a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica do Amapá (CAF) distribui os medicamentos aos hospitais de Macapá, Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari e Serra do Navio. Até o fim desta semana, novas remessas serão enviadas.
O Hospital de Emergências (HE) é uma das unidades abastecidas. Antes, o hospital sofreu com a falta de medicamentos básicos e insumos. Em alguns casos, cirurgias foram canceladas por causa da falta de fios do procedimento ou telas.
Apenas no HE, há cerca de 180 itens de medicamentos e 204 itens correlatos. Todo o material é dispensado diariamente, conforme a necessidade dos pacientes e com as devidas orientações médicas. Entre as principais necessidades do hospital, estão insumos e antibióticos.

- Unacon
Uma das prioridades da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) são os medicamentos da Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), que são mais caros, tem o processo de compra longo e todos vêm de fornecedores de fora do Amapá.
Segundo o coordenador do CAF, a Sesa adquiriu os medicamentos quimioterápicos que estavam em falta. Apenas 3 ainda não foram entregues, os demais estão com estoque regular. Remédios oncológicos, como comprimidos e injetáveis, além de medicamentos indicados para os casos de câncer de pulmão, ovário e outros tipos de tumores já estão na Unacon.