
Da Redação
As crianças carentes, vítimas de vulnerabilidade social do bairro Cidade Nova contam com aulas de Jiu-Jitsu, através do projeto social “Carlos Galeto”, que funciona na Associação Divina Misericórdia.
No último sábado, 11, o idealizador Carlos Soares realizou uma competição entre os alunos, em meio aos esforços de seus voluntários; enquanto os alunos lutam no tatame, os professores lutam para manutenção do projeto.

“As dificuldades do dia-a-dia nos fazem lutar por essas crianças. Não temos condições de disputar competições estaduais por total falta de estrutura. Precisamos da ajuda do Poder Público na aquisição de quimonos. A comunidade presente na associação é deficiente na questão financeira, e não possui recursos para nos auxiliar. Contamos com o apoio de amigos e voluntários”, disse o professor Carlos Soares, idealizador do projeto.

O projeto recebeu o apoio do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), através do “Projeto Pirralho” com a doação de um tatame e luvas, mas para a prática do jiu-jitsu.
O projeto social “Carlos Galeto” possui alguns requisitos básicos como ter entre 7 a 17 anos de idade e ter bom desempenho escolar.
Pelo projeto não se trabalha só o esporte, mas sim o psicológico dessas crianças, pois “amanhã” pode se tornar um adulto de formação íntegra. É colocado em prática a socialização entre eles, o respeito e o ambiente familiar sempre em 1º lugar.

Seria um sonho realizado as crianças disputando um campeonato externo. É gratificante ver o sorriso estampado no rosto delas apenas pelas aulas e disputas internas no projeto social. Para aquelas pessoas que se sensibilizam com esse amor pela causa e puder colaborar, entre em contato pelo telefone (96) 99181-8735.
Reportagem: Eder Brasil
Imagens: Fábio Silva