
Com a superlotação e a chegada constante de pacientes em situação grave no Hospital de Emergência Oswaldo Cruz (HE), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ampliou a capacidade de atendimento da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com 6 novos leitos.
Os equipamentos e camas foram montados na quinta-feira, 9, temporariamente na Clínica Cardiológica para uso de pacientes graves, e já estão ocupados por demanda excedente do hospital.
Atualmente, a unidade hospitalar conta com 5 leitos na Sala Vermelha e 6 na UTI 1. Com as novas vagas, serão 17 leitos para tratamento intensivo.
O HE atende pacientes de todo o estado e mais as ilhas vizinhas pertencentes ao Pará. A demanda média é de 15 leitos de UTI, mas varia de acordo com a chegada de novos casos.
Os leitos contam com cama, monitor multiparamétrico, bomba de fusão e ventilador mecânico. Os equipamentos, além de acompanhar as funções vitais dos pacientes, auxiliam no controle da frequência cardíaca, administração de medicações e hidratação dos internados.
O local onde se encontram os novos leitos fica no prédio matriz do HE, em um espaço amplo com central de ar, banheiro e acesso rápido da equipe técnica.
- Mais ampliações
Mais 10 novos leitos devem ser entregues após a conclusão da reforma da UTI 2 do Hospital de Emergências. As obras estão avançadas com 70% da estrutura pronta. O espaço recebe novo piso, forro, banheiros, paredes, mobília, leito de isolamento, posto de enfermagem e repouso para a equipe técnica.