Banner principalEsportes

Dia Internacional da Mulher: final do Campeonato Amapaense Feminino será no Zerão

Nesta quarta-feira, 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, acontece a grande final do Campeonato Amapaense Feminino de Futebol entre Macapá e Ypiranga. A decisão está marcada para às 20h, no Estádio Olímpico Zerão, em Macapá.

Os portões serão abertos a partir das 17h30 com entrada gratuita para o público prestigiar a final. A equipe do Ypiranga está em grande vantagem após golear o Macapá por 4 a 1 no jogo de ida. Agora, o Clube da Torre pode perder até por dois gols de diferença, que conquistará o título e vaga para disputar a terceira divisão do Brasileirão Feminino.

  • Futebol feminino

As jogadores amapaenses ainda lutam por espaço na modalidade no estado. Poucos clubes profissionais contam com categorias femininas. Em 2023, o campeonato foi realizado com cinco times, sendo três profissionais e dois amadores.

O futebol feminino no país ainda briga por reconhecimento e, sobretudo, igualdade de investimentos. Em 2013, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) criou o Campeonato Brasileiro com 20 times. Cinco anos depois, a entidade esportiva criou a Série A2 e só em 2021 foi criado a Série A3, equivalente a terceira divisão do Campeonato Brasileiro e que conta com um representante do
Amapá.

Aos poucos as jogadoras amapaenses vão conquistando pequenas vitórias no esporte, seja na melhoria da estrutura dos times, salários para as atletas ou disputa de competições nacionais, mostrando que lugar da mulher também é dentro do campo de futebol.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo