A importância de manter íntegra a Justiça Eleitoral, pela defesa do processo democrático, foi destacada pelo governador Clécio Luís na posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), nesta segunda-feira, 6.
Foram eleitos por aclamação e empossados para o Biênio 2023-2025 os desembargadores João Guilherme Lages como presidente, e Carmo Antônio de Souza na função de vice-presidente e corregedor do TRE-AP. A cerimônia, que contou com a presença de gestores do Estado e demais autoridades, ocorreu no plenário da instituição, em Macapá.
Clécio lembrou que o último pleito realizado, em 2022, no qual foi eleito governador, foi difícil, tanto para os candidatos quanto para a Justiça Eleitoral. A atuação do órgão, ressaltou o governador, foi essencial para manter a integridade das eleições.
“O Tribunal Regional Eleitoral garantiu que a disputa pudesse ocorrer de forma saudável. Que a Justiça Eleitoral continue firme, prestando esse serviço fundamental para a democracia, que sofreu fortes ataques. Não tenho dúvidas de que os desembargadores João Lages e Carmo Antônio farão seu melhor, terão desempenhos brilhantes e com transparência, diante da oportunidade de consolidar no Amapá o regime democrático brasileiro”, falou o governador.
Após ser vice-presidente do TRE-AP no biênio 2021-2023, o desembargador João Guilherme Lages assume pela primeira vez a presidência da instituição. No período anterior, a função era exercida pelo desembargador Gilberto Pinheiro.