Todo mundo algum dia da vida já jogou ou conheceu o jogo GTA, nem que seja pelos memes, o game com toda sua fama e polêmicas foi criado nos anos 90 pela Rockstar Games e é idolatrado até a atualidade
Eder Brasil
Em 1997 conhecemos Grand Theft Auto 1, vale a pena saber que Grand Theft Auto é uma classificação do código penal dos Estados Unidos dada a roubos de veículos. Um crime clássico e bem básico possível do jogo, o primeiro game estreou modesto, em formato 2D foi criado para PCs e sua visualização é de cima para baixo, o jogador é um bandido que precisa crescer no mundo do crime organizado, liderando roubos e assaltos. Desde o primeiro o jogador tem total liberdade para explorar o universo do jogo, algo bem inovador no mundo dos games dos anos 90.
Em 1999 o GTA II apresenta Claude Speed, mesmo ainda sendo sua maior parte em 2D, a desenvolvedora Rockstar incluiu elementos 3D no gameplay, e mais uma novidade foi a possibilidade de jogar de dia ou a noite. O protagonista do segundo GTA era Claude Speed, que acaba de sair da prisão no início do jogo e tem amnésia crônica.
Chega em 2001 o GTA III no universo 3D, a jogabilidade teve uma grande mudança, GTA foi um dos pioneiros no mundo aberto e nessa versão, apresentou a possibilidade de jogar o game em terceira pessoa, com 6 expansões, a terceira edição do jogo introduziu algumas das figuras favoritas do público como CJ de GTA San Andreas, Tommy Vercetti de Vice City e Toni Cipriani, de Liberty City.
No ano de 2008 conhecemos o GTA IV, que nos apresenta Niko Bellic, na história, o protagonista é um imigrante europeu e veterano de guerra, parte do universo da máfia italiana em Liberty City, a jogabilidade em terceira pessoa foi mantida e apresenta também o modo multiplayer de até 32 jogadores.
2013 o GTA V é o maior sucesso da franquia, a capacidade gráfica avançado de GTA 5 elevou o nível para todos os outros jogos na época de seu lançamento, se tornou o jogo de maior sucesso da franquia, o game foi ambientado na cidade de Los Santos e conta com três grandes protagonistas com personalidades bem desenvolvidas, o introvertido Franklin Clinton, o inspirado Michael de Santa e o caótico Trevor Phillips.
Jogos do GTA a cada novo lançamento garantiram ao público a tradição de evolução e evolução em seus gráficos, roteiros, personagens, jogabilidade e principalmente as dimensões de mundo aberto. Agradando quem gosta de cumprir missões ou aqueles que preferem apenas passar um tempo explorando as cidades interagindo com os NPCs, e até criando suas próprias missões como saltar de carro sem significar nada para as pontuações do jogo, GTA é um sucesso tão grandioso que posso dizer que ele não é mais só um jogo, mas sim se tornou uma verdadeira referência no mundo dos games.