Banner principalCidade

Crianças internadas no HCA passam a contar com respiradores mecânicos para tratamento domiciliar

Aos 3 anos, o pequeno Davi começa, pela primeira vez, uma história fora da Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), onde passou todo o início de sua vida. Ele recebeu um dos 18 respiradores mecânicos, conhecidos como “Bipap”, adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O equipamento permite o tratamento domiciliar. Assim, Davi finalmente pode conhecer o cantinho que a família preparou para ele com tanto amor.

A mãe do menino, Andreza Lacerda, relatou com emoção a felicidade de poder levar o pequeno para a casa depois de tanto tempo. “Era um sonho poder trazer o Davi pra casa, apresentar para a família. Aos poucos, estamos adaptando a nossa rotina e tudo está melhor” contou, emocionada.

Na sexta-feira, 3, mais três pacientes da UCP receberam o aparelho. Após a instalação dos Bipap, eles vão ficar em observação por sete dias, e, não havendo nenhuma intercorrência nesse período, serão liberados para ir para casa.

Os profissionais do HCA preparam as famílias para receber a criança. No caso dos pacientes que se alimentam por sonda, por exemplo, os responsáveis aprendem a instalar, higienizar e fazer o manuseio adequado da dieta.

A UCP pediátrica é voltada para pacientes com condição crônica complexa em saúde. São crianças com enfermidades como paralisias cerebrais, síndromes, cardiopatias congênitas e complicações decorrentes da prematuridade extrema.

O acompanhamento é feito por uma equipe qualificada e capacitada, que promove um cuidado diferenciado e humanizado para as crianças e suas famílias, trabalhando para a possibilidade de uma alta segura.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo