Banner principalCidade

Após palestra educativa, aluna revela desejo de ser doadora de sangue

Uma palestra educativa do Hemoap – (Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá), aconteceu nesta quinta-feira, 2, na Escola de Gestão Compartilhada Risalva Freitas do Amaral, zona norte de Macapá. O momento levou aos alunos informações importantes sobre os critérios básicos, como ciclo do sangue, estrutura do hemocentro, dados estatísticos dos doadores, além de uma pequena enquete dos mitos e verdades da doação de sangue.

“A palestra nos trouxe mais consciência sobre o ato de ajudar o próximo de forma voluntária e altruísta, com certeza quero ser doadora de sangue”. A fala é da aluna Ana Beatriz Oliveira, de 15 anos.

Ela faz parte do primeiro grupo de estudantes selecionados para a nova estratégia do (Hemoap), que, por meio de palestras educativas, busca incentivar os jovens a doarem sangue.

  • Estoque

Atualmente, o estoque do Hemoap está estável para as tipagens de A+, B+, AB+, A-, B-, AB- e O-. Mas o estoque está no nível crítico para a tipagem de O+. O hemocentro convida doadores para reabastecer desse tipo sanguíneo.

Critérios para doação

-Pesar acima de 50 kg;

-Ter idade entre 16 e 69 anos;

-Estar em boas condições de saúde;

-Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 10 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;

-Pessoas de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis por meio de um termo de consentimento oferecido no Hemoap;

-É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação.

-Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.

  • Hemoap

O hemocentro fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, bem no centro de Macapá. O funcionamento é pela manhã, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou agendamento via WhatsApp pelo número (96) 98811-0200.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo