Banner principalCidade

‘Operação Dr. Teles’: Após tratamento domiciliar, pacientes recebem alta

O programa do Governo do Amapá que propõe a assistência domiciliar de pacientes atendidos pelo Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE) e, consequentemente, libera leitos na unidade está humanizando e acelerando o tratamento. Em menos de 20 dias, a “Operação Dr. Teles” já deu alta para 11 pessoas.

A rápida recuperação dos pacientes tem motivado as equipes multidisciplinares. Mas, tudo depende da avaliação dos médicos. Nesse serviço, só vai para casa continuar os cuidados, aqueles que apresentam casos de baixa e média complexidade como pneumonia, picada de aranha, pé diabético e úlcera venosa infectada, os mais frequentes registrados pelo programa no HE.

A equipe multidisciplinar estava acompanhando simultaneamente 19 pacientes de vários bairros da capital, após darem entrada no HE. Os profissionais atravessam pontes, percorrem residências de norte a sul da capital, com medicamentos e materiais.

  • Operação Dr. Teles

O projeto iniciou em fevereiro com a seleção de pacientes de baixa complexidade que estavam no Hospital de Emergências, com probabilidade de alta hospitalar. Eles receberam autorização médica para serem acompanhados a domicílio por uma equipe multidisciplinar do próprio HE.

Os pacientes são avaliados previamente para ingressarem no programa conforme quadro clínico. O planejamento do Governo do Estado tem duas equipes para atendimento a domicílio, que trabalham em dois turnos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo