
A comunidade japonesa no Amapá celebra 70 anos da imigração para o estado em 2023. Em Macapá, a celebração vai ocorrer nos dias 1º e 2 de março, no Museu Sacaca, com várias das principais manifestações culturais da Terra do Sol Nascente.
Chamado “Semana do Japão no Amapá: 70 anos da Imigração Japonesa”, o evento é realizado pelo Governo do Amapá, Associação Nipo-Brasileira do Estado do Amapá (Anibrap) e Consulado do Japão, em Belém-PA.
As atividades incluem oficinas de culinária; dança Bon Odori; Ikebana (arte de arranjos florais); Taiko – que engloba diversos instrumentos tradicionais de percussão; mangás; origamis, demonstração de Yukata (vestimenta tradicional), além de serviço consular itinerante e apresentação de bolsas de estudo no Japão.
No dia 2 de março, uma cerimônia comemorativa marcada para 19h contará, ainda, com a presença do cônsul principal do Japão em Belém, Satoshi Morita, para celebrar e divulgar a cultura da comunidade japonesa no estado.
“Celebrar presença japonesa no Amapá é lembrar que uma história que foi construída com o trabalho de muita gente, vários povos e diversas culturas”, afirmou o secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Lucas Abrahao.
O Brasil é o país com a maior população de origem nipônica fora do Japão; são cerca de 2 milhões de japoneses e descendentes, segundo dados da Embaixada do país asiático. No Amapá, foram 29 famílias com 177 pessoas que embarcaram em 1953 no porto japonês de Kobe, rumo ao então Território Federal.
- Programação
–Quarta-feira, 1º de março
Oficinas de culinária, Bon Odori, Ikebana, Mangá, Origami, Taiko e serviço consultar itinerante
Horário: 15h às 18h
–Quinta-feira, 2 de março
Oficinas de dança Odori, Ikebana, Mangá, Origami, Taiko, demonstração de Yukata (vestimenta tradicional japonesa) e serviço consultar itinerante
Horário: 9h às 12h e das 15h às 16h30
Apresentação sobre bolsas de estudo do Governo do Japão (MEXT)
Horário: 18h
Cerimônia comemorativa da Semana do Japão no Amapá e apresentação
Horário: 19h