
As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Município de Macapá participaram neste sábado (25) de uma capacitação para realinhar condutas durante atendimentos de casos de pacientes que estejam em parada cardiorrespiratória.
Com o uso de bonecos realistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores de ambulâncias foram avaliados e corrigidos para a aplicação correta das técnicas de salvamento e primeiros socorros que devem ser utilizadas durante a ressuscitação de pacientes.
O enfermeiro Alex Ferreira, foi um dos participantes da oficina, para ele, além do ganho como profissional, as constantes capacitações também geram benefícios para a população atendida.
“Urgência e emergência não é pressa, é celeridade, atenção e ser perito nas técnicas, para saber reconhecer e aplicar a técnica correta para que possamos devolver essa pessoa para a sua família e o convívio social nas melhores condições possíveis”, disse.
O renivelamento é realizado semestralmente, para garantir que as equipes estejam sempre prontas e alinhadas. As equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atendem casos de urgência e emergência do município também deverão participar do mesmo treinamento.