Foto que viralizou no Carnaval é de biólogo que cuida da mãe com Alzheimer: “agora ela é minha filha”
Por RODRIGO ÍNDIO
Uma foto que transborda amor ganhou as redes sociais nos últimos dias. O registro foi feito durante o trajeto do maior bloco de rua do Amapá: A Banda, que ganhou as ruas de Macapá na terça-feira gorda de carnaval.
Na imagem é possível ver um homem e uma idosa fantasiados como personagens do seriado Chaves. Ele de Kiko e ela de Chiquinha com um boneco [seu amigo inseparável] vestido como o menino do barril. Logo o registro ganhou repercussão das redes sociais e outras fotos foram surgindo.
O portal identificou que tratam-se de dona Ana Ferreira, de 78 anos, e seu filho, Sandro Ferreira, o Sandro Macapá, de 45 anos. Ambos são bem conhecidos por sempre andarem juntos em eventos culturais.
Sandro é biólogo, professor, carnavalesco e morador do bairro Santa Rita. Ele conta que é filho único e detalha como a ideia surgiu.
“Sempre participamos fantasiados. Já fomos com outros personagens. Em 2020, antes da pandemia, fomos de superman e mulher maravilha. Ela tem Alzheimer há mais de 7 anos, mas isso não nos impede de viver. Sei que todo dia é uma despedida, mas quero que seja leve. Lembro que quando criança ela me fantasiava e íamos pular carnaval pelas ruas de nossa cidade natal, Santarém (PA). Hoje as coisas se inverteram, agora ela é minha filha”, comentou.
Dona Ana necessita de um cuidado especial devido ao Alzheimer. Sandro disse ainda que com o passar do tempo ela vai esquecendo como realizar as necessidades básicas do dia a dia.
“Por isso devemos ter todo um cuidado especial. Inclusive, com medicamentos pra tentar retardar o avanço da doença. Participar de eventos culturais ajuda ela. Uma das terapias é ouvir música. E as músicas de carnaval trazem de volta um pouco de sua memória afetiva. Continuarei fazendo isso porque sou filho, porque ela me ensinou a amar”, finalizou.