Banner principalCidade

Mulheres são destaques em comemoração alusiva aos 91 anos da conquista do Voto Feminino

Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Macapá, do Ministério Público do Amapá (MP-AP), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PM-AP) foram destaques na comemoração pelo Dia Nacional da Conquista do Voto Feminino, que aconteceu no auditório da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), nesta sexta-feira (24).

“Foi uma manhã inteira de palestras, roda de conversa e apresentação de peça teatral pelas servidoras do Centro de Referência à Mulher (Cram)”, pontuou a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Marques.

O secretário de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, contou um pouco sobre o ingresso do direito ao voto pelas mulheres, a partir da instituição no Código Eleitoral, quando a participação da mulher teve força democraticamente em 1932, e não apenas para quem tivesse estudo, mas foi aberto a todas as mulheres por meio da Constituição Federal de 1934, momento que igualou homens e mulheres ao direito ao voto. O secretário pontuou esse cenário feminino nos dias atuais.

“De 1932 até os dias atuais houve avanços, com muito esforço e luta de cada mulher, mas ainda é preciso que mais mulheres sejam protagonistas, principalmente no campo da política, para a promoção de políticas públicas em prol da representatividade feminina”, ressaltou o secretário.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo