Mulheres são destaques em comemoração alusiva aos 91 anos da conquista do Voto Feminino

Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Macapá, do Ministério Público do Amapá (MP-AP), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PM-AP) foram destaques na comemoração pelo Dia Nacional da Conquista do Voto Feminino, que aconteceu no auditório da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), nesta sexta-feira (24).
“Foi uma manhã inteira de palestras, roda de conversa e apresentação de peça teatral pelas servidoras do Centro de Referência à Mulher (Cram)”, pontuou a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Marques.

O secretário de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, contou um pouco sobre o ingresso do direito ao voto pelas mulheres, a partir da instituição no Código Eleitoral, quando a participação da mulher teve força democraticamente em 1932, e não apenas para quem tivesse estudo, mas foi aberto a todas as mulheres por meio da Constituição Federal de 1934, momento que igualou homens e mulheres ao direito ao voto. O secretário pontuou esse cenário feminino nos dias atuais.
“De 1932 até os dias atuais houve avanços, com muito esforço e luta de cada mulher, mas ainda é preciso que mais mulheres sejam protagonistas, principalmente no campo da política, para a promoção de políticas públicas em prol da representatividade feminina”, ressaltou o secretário.