Setec qualifica instituições para participação no programa ‘Praças da Ciência’
A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) está qualificando instituições que pretendem participar na elaboração de projetos para o programa “Praças da Ciência”, do Governo Federal.
A capacitação orienta sobre a etapa para obter o financiamento de ao menos quatro projetos científico-pedagógicos amapaenses, que devem beneficiar, em especial, crianças e adolescentes.
“O resultado esperado é que depois desta oficina a gente tenha um CPF responsável das instituições e pesquisadores responsáveis, para coordenar o processo de elaboração dos projetos pra submissão pelo Estado do Amapá junto a Finep [Financiadora de Estudos e Projetos] e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, explica Edivan Barros, gestor da Setec.
As praças são ambientes lúdicos e interativos, que exploram temas das mais diversas áreas de conhecimento, levando as brincadeiras de criança ao mundo da ciência, física, matemática, educação ambiental, sustentabilidade e cidadania. Os espaços devem ser acessíveis às pessoas com ou sem deficiências e doenças raras.
Entre os projetos científico-pedagógicos elaborados pelo Amapá, está o do Museu Sacaca, um dos principais pontos turísticos do estado, que dispõe de boa estrutura para receber uma unidade da Praça da Ciência. Se contemplado, será uma importante ferramenta para a população ter acesso a conhecimentos científicos.
- Parceria
O Praças da Ciência é fruto da parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Finep, para instituições voltadas aos setores científico e tecnológico no estado.