Banner principalCidade

“A Banda” promete trazer alegria e reverência nas ruas da capital

Após dois anos sem carnaval devido à pandemia de Covid-19, A Banda, o maior bloco popular do norte do país, volta a espalhar alegria pelas ruas de Macapá nesta terça-feira, 21. O Governo do Estado apoia a tradição que, há 58 anos, incentiva a cultura e impulsiona o empreendedorismo, fortalecendo a economia local.

A secretária de Cultura, Clícia Di Miceli, destacou que investir no bloco é incentivar a cultura amapaense e a geração de renda, a partir do evento, fortalecendo os setores de confecções, gastronomia, entre outros. “A Banda é um Patrimônio Cultural de Macapá e Imaterial do Estado. Nós não poderíamos deixar de apoiar o evento.  Ao levar uma multidão para as ruas da nossa capital, impulsiona diversos setores, que ajudam no desenvolvimento do nosso estado”, destacou a secretária.

A Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco de Sujos – A Banda – que organiza o bloco, estima que cerca de 200 mil foliões participem da folia percorrendo, aproximadamente, 7 quilômetros, no centro da capital.

  • Suporte na segurança e na saúde

Para a passagem do bloco popular, o Governo do Amapá montou, ainda, um esquema de segurança com mais de 600 profissionais, entre policiais militares e civis, bombeiros e profissionais da Polícia Científica.

O Hospital de Emergências funcionará com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem a mais, sob regime de plantão, para garantir atendimento a todos que precisarem.

  • Confira a programação

A programação inicia às 8h com uma ação cultural e de saúde, no Centro Sócio Cultural A Banda, na Avenida Ernestino Borges, Centro de Macapá.

Às 11h, haverá a abertura oficial do evento, com homenagens às autoridades e personalidades apoiadoras. Logo em seguida, haverá a tradicional distribuição do caldo de carne aos brincantes.

A previsão é que o bloco saia às ruas às 14h da sede de A Banda, seguindo pela Rua Cândido Mendes, com parada na Praça Veiga Cabral; Av. Henrique Galúcio; Rua Tiradentes; Av. Feliciano Coelho; Rua Leopoldo Machado; até a Av. Ernestino Borges, com chegada na sede do bloco.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo