Força tarefa durante Carnaval reforça o atendimento no Hospital de Emergências
O Governo do Amapá vai reforçar o atendimento do Hospital de Emergências Dr. Oswaldo Cruz (HE) durante o Carnaval. O esquema inclui mais trabalhadores, medicamentos e insumos nos dias de desfile das escolas de samba, em 17 e 18 de fevereiro e na passagem do tradicional do bloco “A Banda”, em 21 de fevereiro.
A escala de profissionais do HE foi duplicada. Um reforço formado por médicos, técnicos e enfermeiros fará os atendimentos nos ambulatórios clínicos e de trauma e do Centro Cirúrgico, onde a demanda aumenta consideravelmente no período carnavalesco. O hospital manterá, ainda, os plantões e sobreavisos, se for preciso acionar mais profissionais e haverá médicos da escala diária nas portas de entrada do HE.
Quando procurar o HE?
A Sesa orienta que a população procure o HE em casos de alta complexidade e emergência, como fraturas expostas, dificuldade de respiração e necessidade de oxigênio.
Ocorrências de menor potencial, como pequenos cortes e ferimentos leves, devem ser direcionadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS).
- Mais reforços
O esquema de preparação para o Carnaval também terá reforço de profissionais no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto Atendimento Infantil (PAI), UPA’s da Zona Sul e Zona Norte e Unidade Mista dos municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque.
No município de Santana, onde os dias de folia também terão grandes programações, o reforço ocorrerá nos ambulatórios, porta de entrada de trauma e clínico. Também haverá plantões extras, sobreaviso e atendimento com especialistas, em caso de necessidade.