Da Redação
Profissionais do programa “Estratégia Saúde da Família” estão recebendo capacitação para o atendimento pré-natal na rede municipal de Saúde. As orientações são com o foco nas consultas e na participação do parceiro na gestação.
“O Departamento de Ciclo de Vida juntamente com o Departamento de Saúde da Família está realizando esse treinamento para uma melhor qualificação no atendimento às gestantes no período pré-natal, na melhoria da assistência à saúde da população”, disse Larissa Moraes, coordenadora da Saúde da Mulher/PMM.
É preciso a realização do exame do pré-natal tão logo se confirme a gravidez. Quanto mais cedo começar, melhor a assistência à saúde, o controle das comorbidade que surgem no período da gestação. É importante essa consulta ser constante para o melhor atendimento.
Essa qualificação dos profissionais de saúde tem foco principal na questão do fluxo do pré-natal. Tudo que a gestante precisa realizar no primeiro contato com a equipe de saúde, o reforço no tratamento da sífilis e principalmente, o acompanhamento do parceiro está englobado nesse atendimento.
Vale ressaltar que é importante que a gestante inicie o pré-natal antes das 12 semanas, e que realize ao menos 6 consultas, que seria o ideal para um atendimento necessário.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Salgado Jr