Da Redação
A Biblioteca Elcy Lacerda, localizada no centro da capital, está em obras com prazo de entrega previsto para o 1º semestre de 2023, a gestão tem a intenção da execução da digitalização de todo o acervo existente, principalmente os mais antigos e históricos como jornais, livros e revistas, para facilitar os visitantes que buscam o espaço para aumentar ainda mais seu conhecimento.
“As obras mais antigas, principalmente aquelas que contam um pouco da historia do Amapá, como jornais publicados antes do território, são relíquias preciosas onde muitos pesquisadores recorrem a este material”, disse Paulo Tarso, professor e administrador da biblioteca.
Entre as obras mais antigas que precisam tanto de uma restauração como a digitalização, destacamos o jornal “O Amapá”, datado de 1945, que se encontra com alto teor de desgaste; jornal “Mensagem’, época do governador Pauxy Nunes, dos anos 1960; “A Voz Católica” de 1969, e o mais antigo do acervo que é o “Pinsonia”, datado de 1895, que foi o 1º jornal a circular no antigo território do Amapá. Em 14 de julho de 1897 o Pinsonia passa a ser impresso em Macapá, com a transferência de seu maquinário. Hoje só resta uma peça desse maquinário: o cutelo, exposto em frente à Biblioteca.
Reportagem: Neilly Flan
Imagens: Vitor Andreolli