Clécio assina decreto que institui qualificação de produtos do setor primário
Com foco em impulsionar as exportações do Amapá, o governador, Clécio Luís, assinou nesta sexta-feira, 10, o decreto que instituiu o Comitê de Adequação Sanitária e Qualificação dos Produtos do Setor Primário. A estratégia busca proporcionar a segurança necessária para tornar a produção amapaense mais atrativa diante dos cenários nacional e internacional.
Com membros de instituições de fomento, fiscalização e pesquisa, o grupo terá o papel de traçar um diagnóstico das cadeias produtivas do estado e, a partir daí, construir manuais de adequações fitossanitárias (controle de pragas), facilitando com que o produtor amapaense obtenha a certificação necessária para comercializar no mercado internacional.
Compõem o comitê entidades como Ministério da Agricultura, Ministério da Pesca, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Inmetro, Sebrae, Assembleia Legislativa e Vigilância Sanitária.
Para Clécio Luís, ao incentivar o avanço das exportações, o Comitê incentiva o fortalecimento do setor privado, estimulando a geração de mais emprego e renda no Amapá. “Espero que os empreendedores tomem cada vez mais conta do desenvolvimento do Amapá. O governo é facilitador, normatiza, mas quem tem condições de gerar emprego e renda é o setor privado”, frisou Clécio.
O comitê contará com o apoio da Agência Brasileira de Promoção das Exportações (Apex Brasil), que trata da promoção das exportações dos produtos brasileiros para projetá-los no mercado internacional.
A criação do comitê se alinha às estratégias do Novo Governo para o setor primário, que busca ampliar as ações de desenvolvimento da pecuária bovina e bubalina e implantar o Programa Estadual de Apoio à Pecuária Leiteira.